Quais os benefícios do Projeto "Rio das Flores, Rio da Vida", para a escola e a comunidadeem geral?

Últimas Notícias

FINALISTAS 10º PRÊMIO ESCOLA VOLUNTÁRIA
E.E.B. Professora Elza Mancelos de Moura Consegue um lugar entre os 10 Finalistas ao
10º Prêmio Escola Voluntária Com o Projeto: " Rio das Flores, Rio da Vida"


Escola Voluntária, projeto que reconhece e premia 10 escolas brasileiras por projetos de voluntariado.
O Escola Voluntária é uma iniciativa da Rádio Bandeirantes e do Itaú Social.


Esta é a Décima Edição do Prêmio. 563 escolas de oito estados brasileiros enviaram seus projetos. Aqui estão as 10 finalistas que foram anunciadas no dia 16 de agosto de 2010 na rádio Bandeirantes.




Parabéns a todos os finalistas, e até Novembro, quando conheceremos a grande vencedora.






FINALISTAS 10º PRÊMIO ESCOLA VOLUNTÁRIA


BAHIA


1. Colégio Santo Antonio de Jesus

Cidade: Santo Antonio de Jesus

Projeto: “Reflorestamento de Nascentes”


O projeto visa recuperação de nascentes da região. Para isso, desenvolvem ações de conscientização com a comunidade do entorno, produção de materiais audiovisuais, palestras, arrecadação de mudas para plantio em áreas degradadas e buscam apoio do poder público e das empresas da região.


MINAS GERAIS


2. Escola Municipal Anne Frank

Cidade: Belo Horizonte

Projeto: “Anne Frank Viva”


Apoiados na história de coragem e determinação da jovem judia Anne Frank, a escola desenvolve ações para promover a cultura da paz: pesquisa sobre a história de pessoas que levantaram esta bandeira, plantio de árvores em um bosque que levam o nome destas personalidades, elaboração de um jornal interno e atividades de mobilização com a comunidade.


PARANÁ


3. Colégio Positivo Telêmaco Borba

Cidade: Telêmaco Borba

Projeto: “Clube de Matemática Solidária”


O projeto surgiu com o objetivo de facilitar o entendimento da matemática por meio da confecção e aplicação de jogos. Hoje os alunos se tornaram multiplicadores do conhecimento adquirido e ensinam a técnica em todas as escolas municipais da cidade.

4. Escola Berlaar Santa Maria de Londrina

Cidade: Londrina

Projeto: “Áudiolivro”


O projeto surgiu na disciplina de Ciências com a observação dos alunos sobre a necessidade da visão e as dificuldades enfrentadas por aqueles que não a tem.

A escola produz CDs de histórias e músicas infantis que são distribuídos gratuitamente para instituições que trabalham com deficientes visuais, além de outras atividades voltadas para esta realidade.


RIO DE JANEIRO


5. Colégio São Vicente de Paulo

Cidade: Rio de Janeiro

Projeto: “Construindo e preparando o futuro”


A escola atua na formação de professores do Ensino Fundamental em municípios carentes dentro e fora do Rio de Janeiro, onde as prefeituras não têm condição de pagar por este serviço. A parceria aluno e professor beneficia toda a comunidade com atividades para os dois públicos envolvendo palestras, oficinas de música, dança, leitura etc.


RIO GRANDE DO SUL


6. Escola de Ensino Fundamental Menino Deus

Cidade: Porto Alegre

Projeto: “Núcleo de Cidadania e Voluntariado”

A escola desenvolve no Núcleo de Cidadania e Voluntariado diversas ações sociais em instituições de Porto Alegre como hora do conto, recreação, oficinas de língua, teatro, dança, ações de conscientização em barzinhos sobre bebida e direção entre outras.


7. Escola Municipal de Ensino Fundamental Benno Breuning

Cidade: Venâncio Aires

Projeto: “Está em suas mãos a força de ser, transformar e recomeçar”

Os alunos desenvolvem ações de conscientização dentro da escola e na comunidade em prol da economia de água, e buscam apoio do poder público para a construção de cisternas nas escolas para reaproveitar água da chuva.


SANTA CATARINA


8. EEB Professora Elza Mancelos de Moura

Cidade: Guarujá do Sul

Projeto: “Rio das flores, rio da vida”

A escola trabalha pela revitalização do Rio das Flores que abrange 6 municípios do extremo oeste de Santa Catarina. São feitas ações desde 2007 de conscientização da população, limpeza de trechos de rio, plantio de mudas, entre outras.


SÃO PAULO


9. Escola Experimental Pueri Domus – Unidade Itaim

Cidade: São Paulo Estado: São Paulo

Projeto: “Aprender”


Os alunos buscam a inclusão social de jovens e adultos que não são alfabetizados ensinando os conteúdos essenciais como matemática, ciências humanas e informática e também aprendem nos grupos de estudos preparatórios para as aulas.



10. Escola Internacional de Alphaville

Cidade: Barueri Estado: São Paulo

Projeto: “Janelas para o Futuro”


Um grupo de alunos compartilha conhecimento com jovens de baixa renda do entorno. Estes jovens vão até a escola e participam de atividades de informática, teatro, idiomas, ações ambientas e cursinhos pré-vestibulares.