Quais os benefícios do Projeto "Rio das Flores, Rio da Vida", para a escola e a comunidadeem geral?

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Alunos do SAEDE DA




Alunos do SAEDE DA fazendo trabalho do uso dos "porquês" da língua portuguesa.




Todos sabem da indiscutível importância da inclusão de alunos com necessidades especiais. O mesmo acontece, com os alunos surdos, que para efetiva inclusão na sociedade, necessitam do aprendizado da língua portuguesa.


Logo, o trabalho da sala de Serviço de Atendimento Educacional Especializado - SAEDE, faz esse trabalho e procura ensinar os alunos da melhor forma possível.


As fotos aqui publicadas são dos alunos Eliton e Jefferson (ambos com deficiência auditiva), com o auxílio da professora do SAEDE DA-DV, Vanessa Paula Rizzotto (graduanda em Educação Especial) que realizam trabalho com uso dos "porquês" da língua portuguesa.


A atividade proposta decorreu da explicação, oral e na língua de sinais, do uso dos 4 diferentes tipos de "porquês". Após, os alunos fizeram exercício de fixação do conteúdo: como preencher frases com os diferentes "porquês" bem como recortar e colar frases de livros e revistas com o conteúdo estudado.


Depois de feitas, as atividades foram expostas na Exposição de Trabalho dos Alunos na sala do SAEDE DA-DV.




Professora Vanessa Paula Rizzotto




segunda-feira, 17 de maio de 2010













FESTA DO LIVRO


A EEB.PROFESSORA ELZA MANCELOS DE MOURA,realizou nos dias 06,07 e 08 de maiso a festa do livro.Com os seguintes objetivos:
  • Sensibilização da comunidade escolar e sueus familiares do valor da leitura na vida

  • Formação de uma conciência humana letrada e com perfil leitor.

  • Elevar através da leitura o índice de desenvolvimento da Educação a nível escolar.
    O evento conta com trabalhos pedagógicos em sala de aula,produção de painéis pelos alunos,dramatização de fragmentos de livros e contação de histórias aos alunos da Escola e comunidade local e regional,além da amostra e venda de livros.
    No dia 06/05/2010 aconteceu o ato solene de abertura com a presença do Secretário de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira Sr.Flávio Berté.Gerente Regional de Educação Srª Juraci de Oliveira e equipe de ensino.Prefeito municipal de Guarujá do Sul Sr.Celso Natalino Taube;Dona Joeldes Kuhn Taube.Primeira dama de Guarujá do Sul e integradora de Educação Especial;Ivane Beatriz Martins Secretária Municipal de Educação de Guarujá do Sul.Diretora Adriani Kaiber Straub e assessoras de direção Claudete Wagner e Edinara Perin Aman.Presidente da APP,Nei José Neis,Concelho deliberativo Luciana Sauer e Cleverson Lauxen,representantes dos professores e alunos no CDE.e APP.Eliane Fanton representante da EPAGRI.Alunos e comunidade em geral.
    Após a abertura com pronunciamento das autoridades e abertura oficial feita pela diretora da Escola Adriani Kaiber Straub.
    Durante os três dias de festa foram apresentadas três sessões de teatros.Sendo as seguintes apresentações:
  • O Menino do Pijama Listrado- John Boyn
  • O Menino Narigudo - Walcyr Carrasco

  • O Alienista - Machado de Assis
  • Cinderela -Adaptação Irmãos Grimm

    O público que compareceu pode sentir a beleza,criatividade,ousadia e trabalho desenvolvido pela Escola enquanto grupo.Foi um trabalho interdisciplinar,onde as diversas áreas se debruçaram num trabalho com foco na leitura, na concepção que somente terá avanço e desenvolvimento qualitativo a pessoa que ler e que independente de área do conhecimento todos precisam de leitura.

Quanto a visitação ao estande de livros foi excelente,boas aquisições pela comunidade e também pela Escola.

Como Escola pública lutamos e mostramos que é possível ter qualidade e trabalho diferenciado.É preciso vontade e trabalho em equipe e ao aluno nos baseamos no pensamento de Ziraldo:

"O importante é motivar a criança para a leitura e para a aventura de ler."
Equipe Pedagógica e Direção.